quinta-feira, 5 de abril de 2012

Faxina geral :: Harmônica Hering cromática de 64 vozes

:: Fotos por Waldo Dalvi - 2012.

Muito legal a confiança do novo amigo de "sopro e aspirada", o grande Marcelo, em me pedir para dar uma olhadinha em sua Hering 64 que, após ficar guardada por uns 12 anos, precisava de manutenção e uma boa limpeza!

Mesmo eu não sendo luthier de harmônicas, faço periodicamente, quando necessário, alguns pequenos reparos e até me arrisco em corrigir regulagens e afinação, porém, isso sempre valeu somente para meus próprios instrumentos, neste caso essa foi a primeira vez que tive coragem para encarar a nobre missão com o instrumento de um amigo

Uma experiência e tanto, pois mesmo este instrumento tendo uns 12 anos, segundo Marcelo, ele só o utilizou durante um período de 6 meses, em aulas com o grande Mestre harmonicista César Távora, o Cezão, que na ocasião teve que interromper o curso devido a falta de tempo por outros compromissos - uma pena. Então sendo assim, o instrumento foi guardado em estado "seminovíssimo". (Risos!).

Fiquei surpreso como a falta de uso pode danificar um instrumento musical tanto quanto o oposto, ou seja, o seu uso excessivo.

Inicialmente preferi limpar e higienizar todo o instrumento, logo em seguida parti para a regulagem e afinação das palhetas, nesse momento percebi que o melhor mesmo seria encaminhar o belíssimo instrumento para alguém com experiência superior, pois com a afinação e regulagem comprometida de várias notas, além do ressecamento de algumas válvulas, que inclusive estavam se soltando, preferi interromper o procedimento, mas antes disso decidi fazer ao menos o registro das imagens dessa harmônica (novinha - risos!) que apresento por aqui!

Está lá então, um grande abraço para todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário