terça-feira, 20 de janeiro de 2009

:: Férias de Janeiro :: Viagens :: Coisa boas das Terras Capixabas


:: Xilogravura retirada do site Viola Caipira: http://www.violacaipira.com.br/musicabrasileira/index.php?go=historiaDetalhe&id=4

Nos Braços da Viola!!!

Programa da TV Brasil (TVE) sobre a tão querida viola caipira, um dos ícones mais fortes e representativos de nossa cultura popular!

Que programa maneiríssimo!!!

Muito legal!!!

Já tinha visto uma edição, há um tempinho atrás, pensando que fosse um programa especial sobre a viola caipira, ou seja, uma única edição, mas pelo visto é em série que vêm sendo exibida sempre as 2ª feiras a partir das 20h na TV Brasil.

E para quem curte muito o som das violas, assim como eu, o programa de ontem foi bem abrangente, falando desde a origem e significado das cores das fitas multicoloridas que muitos violeiros adotam amarrando em seus instrumentos, passando ainda por histórias sobre o folclore variado tendo ainda entrevistas com vários violeiros e luthies apaixonados mostrando um pouco de sua arte sobre a fabricação destes instrumentos!!! (Tudo de bom!!!).

A apresentação do programa, realizada com primor e muita emoção por Saulo Laranjeira, nos conduz de forma calma e poética por todo universo da viola e de nossa cultura, falando sobre festas folclóricas e religiosas, relembrando e enaltecendo também o nome de vários violeiros e outros tantos personagens importantes que valorizando nossas raízes fizeram à história da viola perdurar até os dias de hoje!


É isso então gente, um grande abraço!!!

:: Mais informações sobre o programa no site TV Brasil: http://www.tvbrasil.org.br/nosbracosdaviola/oprograma.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário