segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Manutenção em uma harmônica Suzuki Promaster MR 350 valvulada :: Aulas de música e harmônica

:: Fotos por Waldo Dalvi - 09/2013

Nem sei bem por onde começo! (Risos!).

Aqui uma Suzuki Promaster MR 350 valvulada, em G (Sol), do amigo Marcelo.

Ela apresentava alguns pequenos problemas como, por exemplo, a obstrução intermitente de algumas notas que em princípio parecia ser excesso de umidade nas válvulas causado pela condensação da água durante a respiração através do instrumento.

Bem, na verdade identifiquei que o problema tinha mais a ver com a regulagem geral do instrumento do que especificamente só com as válvulas, que são novíssimas.

Esse era um daqueles "probleminhas", bastante delicado, que exigiria muita paciência, dedicação e experiência do luthier para ser plenamente resolvido, detalhe este que certamente me excluía da função (risos!).

Mesmo assim fui adiante, alterei de leve a ação de algumas palhetas e válvulas,  identifiquei também uma nota semitonando e consegui acertar, mas, no geral conclui que somente consegui melhorar e tornar o instrumento um pouco mais "tocável"!

Nessa experiência toda fiquei impressionado ao ver e comprovar o alto nível e refinamento de construção empregado nesse belíssimo instrumento, que apresenta uma "pega" fantástica e um som deslumbrante, levemente metalizado (por conta de seu corpo, ou pente, em alumínio) e muito, mas muito aveludado mesmo - chega ser até difícil de tocar de tão suave e confortável - show!

Porém, mesmo assim, no meio dessa brincadeira toda ainda ouve uma baixa, pois além do afinador eletrônico sempre utilizo uma harmônica, do mesmo tom da que estou reparando, como referência para testes, neste caso a minha Hohner Blues Harp MS também em "G".

Logo de cara vi que a minha Hohner estava com uma nota desafinada, então parei para tentar repara-la primeiro e, para minha tristeza, identifiquei a palheta defeituosa vendo que ela estava na verdade trincada... Puutz!...

Fazer o que? Isso rola né? (risos!)

Felicidades para uns... Tristeza para outros... Isso é Blues (risos!).

Mas então vamos em frente!!! (Risos!)


:: Aulas de música e harmônica por Waldo Dalvi - Vila Velha - ES.
- Aula para harmônicas diatônica (gaita Blues) e cromática (gaita de botão
ou chave).
- Straigh harp; Cross harp :: Blues - Rock'n roll - Reggae - Gospel - Pop -
MPB.
- Mande suas dúvidas ou pedido de agendamento para aulas pelo e-mail: waldodalvi@hotmail.com

Um comentário:

  1. olá bom dia, sou iniciante em gaitas, e tenho uma dessas mas em C e acabei que no orifício 07 deu uma entortada nessa palheta de plastico, e o som não sai legal, moro em anapolis-go tem uma dica? obrigado. eryrenato@hotmail.com

    ResponderExcluir