domingo, 22 de setembro de 2013

Colorices do dia! :: 21 de setembro de 2013

:: Ilustrações por Waldo Dalvi - 21 de setembro de 2013.

:: Quiosque da Praia de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha - ES
- Nanquim a bico-de-pena de graveto e aquarela sobre papel aquarela com
textura canvas.

:: Retrato de Yasmin
- Caneta esferográfica Paper Mate Kilométrica sobre papel Chamex

Um sábado animado!

Sempre depois dos passeios em família tento encaixar um tempinho para realizar os meus estudos e desenhos que tanto curto fazer, mas por vezes, também somos apanhados por aquele "soninho" (terrível) que cisma em nos perseguir depois do almoço (risos!), é... É mesmo a tal danada da preguiça! (Risos!).

Pois bem, ontem lutei com todas minhas forças contra ela e consegui sair para a minha prática de observação para o desenho ao ar livre e, mesmo já no final da tarde, ainda consegui o registro desse simpático e tradicional quiosque amarelo aqui da orla de Vila Velha, que refletia com muita força os últimos raios de sol da tarde - tive que me apressar, pois rapidamente a luz me escapava, foi o tempo certinho.

Pois bem, na hora achei que a arte poderia ter ficado melhor e nem mereceria o trabalho de prepara-la para compartilhar com vocês por aqui, mas, depois que comecei a rever o trabalho para isso, acho que mudei de opinião (risos!). Para variar, vou correr o risco! (Risos!).

Sobre esse trabalho, à medida que o desenvolvo, mudei algumas vezes de proposito, ou seja, mesmo eu sempre tentando retratar as cenas da melhor maneira possível não me preocupo tanto mais, como antes, na busca de uma "perfeição" restrita somente a expressão das formas e sim, naturalmente, comecei a identificar uma buscar que se dá através da simplificação de todos os elementos da composição e das cenas observadas, onde arremato as artes desenvolvidas principalmente deixando um grande espaço para a linguagem das cores que gosto tanto. Por essa prática e abordagem sinto que até a minha
forma de desenhar para os desenhos e artes em preto e branco, monocromáticos em geral, mudaram e curti muito isso...

A prática do desenho e pintura ao ar livre nos trás naturalmente algumas exigências, a necessária rapidez é uma delas e, mas, como bem sabemos, a pressa, por si somente,  sempre será inimiga da perfeição (sempre!), mas agora vejo com muita tranquilidade que a perfeição, real, imaginária ou idealizada pelo artista, não se encontra somente em um único elemento da arte que este possa desenvolver, e sim na comunhão (ou integração) do
conjunto de todos estes elementos.

O que digo por minhas observações junto a essa prática é que não adianta muito você investir somente em ter um desenho perfeito se a composição não for equilibrada ou o gestual não for livre, ou ainda, ter cores, manchas e nuances graduais lindos se a cena retratada não lhe apresentar um "passeio" do olhar sobre elas, ou então, esta não lhe sugira ação ou uma "contemplação guiada", digamos assim, e por ai vai...

Acho que para quem curte desenhar, pintar e fazer arte, o grande lance será sempre continuar tentando, naquele pensamento de que o próximo será melhor! É mais ou menos por aí (risos!).

Por este pensamento, aproveita ainda para mostrar também um momento de minha filhinha, que após rabiscar toda uma folha com suas artes, ficou compenetradíssima assistindo desenho na TV (risos!), aí não resisti e acabei retratando o momento por cima de suas artes (risos!). Isso é ser "fominha" demais não é mesmo?!

Bem, quando ela viu e reconheceu seu retrato acho que me perdoou pelo disparate!!!  (risos!).

É isso então minha gente... Então vamos que vamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário