quinta-feira, 15 de outubro de 2009

:: Fotografia :: Padronização de itens e acessórios para câmeras... Por que não?

:: Ilustração Waldo Dalvi - 2009

Parece unânime esse conceito para quem fotografa com maior freqüência, a necessidade da padronização de alguns itens e acessórios para câmeras entre os diversos fabricantes, pois chega ser irritante, e em alguns casos até imoral, as incompatibilidades operadas entre as diversas marcas nesse sentido atualmente. E o pior, a cada ano que passa isso só se agrava!

:: Comecemos então pelos cartões de memória, o SD teria preferência por ser amplamente utilizado, mas a Sony insiste no seu Stick Card (Memory Stick) de formato diferenciado, tecnicamente ele é tão bom quando o SD, mas isso se torna um item a mais para nos preocuparmos quando escolhemos por essa marca.

:: Baterias íon /lítio recarregáveis, Pilhas Recarregaveis AA - NiMh convencionais.

Por experiência própria vejo que um bom equipamento digital (sério!) rende melhor com as baterias íon /lítio tendo uma autonomia muito maior, sendo mais dinâmica e mais segura em relação às pilhas que não duram nada e para mim são uma verdadeira piada, tanto as recarregáveis quanto as convencionais.

Pro meu espanto até marcas famosas no mundo da fotografia como a Nikon e Canon, apresentam modelos semi-profissionais e até profissionais que ainda utilizam pilhas – é mole? (Risos!).

Vejo a importância da padronização das baterias quanto a sua forma (dimensões e formato), voltagem e carga, isso considerando até a justa diferenciação em relação ao porte (tamanho) referente a cada categoria de câmeras, (hobie, semi-profissionais e profissionais), deveria haver essa padronização e a possibilidade da utilização destes acessórios e equipamentos sem restrição ou incompatibilidades entre os diferentes modelos de máquinas e marcas; afinal não se prega tanto hoje em dia a questão ecológica do reaproveitamento e utilização inteligente de produtos e materiais nanufaturados?

Um exemplo da condição atual, tenho a bateria de uma outra máquina, além de acessórios, que mesmo estando novos e funcionando perfeitamente não servem para a minha câmera atual simplesmente por serem de marcas diferentes – uma pena!

E por aí vai, são cabos (TV, PC), suportes, carregadores, alças, cases que não se ajustam entre si por esse motivo! (Risos!).


Eu pretendia falar também sobre a símbologia e termos técnicos utilizados para as funções de operação das máquinas que é uma outra loucura e certamente um capítulo (extenso - risos!) a parte que deixarei para um outro momento, ok!

Mas, voltando ao tema, o mesmo conceito de padronização serve para integração plena entre celulares, palm tops, handhalds, PCs e afins...

Taí mais um trabalhinho bom para os senhores designers de produtos resolverem – cadê o tal do design ecológico gente??? (Risos!!!). Cadê???

É isso então, valeu!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário