segunda-feira, 15 de junho de 2009

Dois ateliês maneiríssimos em Santo Antônio, Vitória ES.

:: Fotos Waldo Dalvi :: Inauguração do ateliê de Kleber Nery :: álbum Picasa :: http://picasaweb.google.com.br/Waldodalvi/InauguracaoDoAtelieDeKleberNery09_06_09#

Neste feriadão visitei os ateliês de meus amigos Kleber Nery e Jânio Leonardelli, ambos no bairro de Santo Antônio em Vitória, e foi um passeio muito bacana e proveitoso.

No ateliê recém inaugurado de Kleber Nery encontramos, além da belíssima paisagem as margens da Prainha de Santo Atônio (R. Dário Lourenço de Souza), todo seu trabalho que envolve peças decorativas de muito bom gosto.

Também encontramos trabalhos de outros artistas e artesãos que compartilham e harmonizam de forma criativa, surpreendente e muito agradável o ambiente todo decorado por ele e a artesã Penha Gaiba. Vale muito a pena conhecer mais esse bom espaço de arte em Vitória.

Enfim conheci também o ateliê do meu amigo Jânio Leonardelli que carinhosamente o chama de “caverna” (risos!), pois fica literalmente incrustado na encosta do morro de Snto. Antônio, no meio de uma paisagem de muito verde e de belas vistas da cidade.

:: Ateliê de Jânio Leonardelli :: álbum Picasa :: http://picasaweb.google.com.br/Waldodalvi/AtelieDeCriacaoEEsculturaDeJanioLeonardelli11_06_09#

Ali é uma oficina de criação muito louca, com máquinas e ferramentas por todos os lados, moldes de várias esculturas em desenvolvimento, medalhas, troféus, além de raughs, esboços, livros e projetos para todos os lados (risos!).

Mesmo diante desse aparente caos o ambiente é incrivelmente instigante e calmo, com uma boa energia que Jânio atribui à força da natureza que não sabemos muito bem onde termina ou começa, pois seu ateliê é totalmente aberto – as portas somente são lembranças há muito esquecidas da formalidade convencional! (Risos!!!).

Não posso me esquecer dos diversos objetos no espaço, alguns são lembranças de sua família e outros adquiridos por Jânio que, de certa forma, compõem o ambiente surreal e mágico do universo desse artista capixaba – são rádios antigos, candeeiros, ferraduras, estribos, imagens entalhadas e por aí vai!

É isso então, um grande abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário