segunda-feira, 15 de junho de 2009

:: Canivete alemão Anton Wingen Jr. Solingen



:: Fotos Waldo Dalvi - 2009.

Como não poderia deixar de ser encontrei uma raridade no meio dos milhares de objetos espalhados no ateliê do meu amigo Jânio Leonardelli quando o visitei nesta última 5ª feira (11/06/09), um canivete alemão Anton Wingen Jr. Solingen original.

Já tinha ouvido falar sobre essa marca, que é bem considerada por colecionadores, mas sendo franco não conhecia nenhuma faca ou canivete até então!

O multifunção, mesmo parecendo muito antigo e apresentando ferrugem das peças do dorso, várias marcas de desgaste pelo tempo e por seu óbvio emprego em utilizações severas era muito bonito, com cabo em chifre verdadeiro, um canivete robusto e ainda sim muito firme e confiável, não apresentava nenhuma folga. Ele ainda continua em uso por Jânio, lógico que como uma simples faca de cozinha (risos!), pois o encontrei junto aos talheres de seu ateliê – é mole?!? (Risos!).

Deslumbrado com o esse canivete fiz questão de abrir todas as suas funções que, neste caso, eram além da lâmina (cerca de 12 cm), uma outra lâmina tipo cerra dupla com abridor de garrafas na base da lâmina, emparelhada com a faca principal, e um saca rolhas, no lado oposto externo destas duas lâminas, que estavam emperradas por sua total falta de utilização e também por uma crosta de sei lá o quê (risos!) que me deu um bom trabalho para abri em definitivo, mas o esforço valeu a pena, com certeza!

E é isso, um grande abraço!!!

6 comentários:

  1. Tenho um deste, só que 04 funções, robusto e original, chifre, aço e alpaca.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um deste, só que 04 funções, robusto e original, chifre, aço e alpaca.

    ResponderExcluir
  3. Hey Dorigan! Antes de tudo agradeço por seu comentário por aqui, inclusive por essa postagem ser bem antiga, valeu mesmo pela empolgação e toda sua força! No mais bom saber que tem também um desses belíssimos canivetes, pois são mesmo uma obra de arte e engenhosidade! É isso então, um fraterno abraço e positividade sempre!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, tenho um também com lâmina (faca) e saca rolhas. Talas de chifre. Lindo...gasto pelo tempo, mas muito lindo. Sem dúvida um canivete extremamente colecionável e raro.

    ResponderExcluir
  5. Ah, desculpe, meu nome é Maurício Rodrigues de Jundiaí SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HooOOuuu!!! Olá Maurício!!! Obrigado por seu comentário por aqui... Para mim, além da felicidade, foi uma grande surpresa, pois essa minha postagem é ainda de 2009 (rsrs). Mas, para quem curte canivetes como a gente, isso só pode mesmo ser coisa boa, não é mesmo? (rsrs). Valeu então!!!

      Excluir