domingo, 5 de abril de 2009

Skate longboard :: Passeio pela orla da Praia da Costa :: Ôh coisa boa gente!!! (Risos!!).

:: Fotos Waldo Dalvi - 2009 :: Link para outras fotos no álbum Picasa :: http://picasaweb.google.com.br/Waldodalvi/PraiaDaCostaEmVilaVelhaEspiritoSanto#

Nossa!!! Quanto tempo que não andava de long!!! (Risos!!!).

Hoje decidi corrigir isso e fui lá dar um confere na tal nova ciclovia da belíssima orla da Praia da Costa.

Costumo fazer o percurso saindo da Praia de Coqueiral e Itapuã, perto aqui de casa (em Vila Velha), indo em direção a Praia do Ribeiro e o bucólico Farol de Santa Luzia.

Me diverti muito, mesmo sendo cobrado vigorosamente por meu longboard por toda esse tempo ausência sobre as quatro rodinhas, ou seja, uma distração, uma queda (risos!!!), por sorte nada que tirasse o brilho do passeio que foi revigorante da mesma forma e, para quem anda de skate, um joelho ralado de vez em quando faz parte do esporte (Risos!!!).

Sol, mar, criançada fazendo algazarra, frescobol, mais bicicletas nas calçadas do que na ciclovia (como de costume – risos!!!), paraglider, vendedores muito hilários e por aí vai...

Duas observações que faço por aqui é o problema da visitação ao Farol de Santa Luzia e a poluição (com certo descaso) na Praia do Ribeiro – uma pena devido à beleza desses dois pontos turísticos importantes aqui de Vila Velha e a proximidade da comemoração da Festa da Penha (12 de abril) que sempre acaba trazendo muitos turistas também a estes locais.
Farol fechado novamente e poluição na Praia do Ribeiro!!! Uma pena!

:: Foto Waldo Dalvi :: Cartaz com o aviso aos visitantes do Farol - 2009.

Chegando ao Farol, por volta do meio-dia, encontrei os portões fechados (e essa já não era a primeira vez) com o seguinte bilhete colado a placa de horários de visitação: “Visita somente com a chegada dos funcionários da prefeitura”.



Foto Waldo Dalvi :: Farol de Santa Luzia visto do lado de fora do portão de acesso - 2009.


Conversei longamente com militar que reside ali, inclusive foi ele quem fixou o cartaz, e ele me explicou que a Marinha tem um acordo com a prefeitura de Vila Velha (que não vem sendo cumprido pela prefeitura), onde somente disponibiliza o acesso turístico ao monumento (que está em funcionamento operacional) mediante o compromisso da prefeitura de se encarregar em coordenar, organizar e designar funcionários “treinados” (seria um biólogo e um guia turístico) para isso, ou seja, nesse acordo, a Marinha não é responsável nessa coordenação, nem na designação de seu pessoal para essa tarefa. (Uma pena!!!).

Ele me disse também que são estes funcionários da prefeitura os responsáveis em abrir os portões de acesso, zelar pela segurança do local e instruir os turistas em sua visitação.

E, de um bom tempo para cá, tais funcionários simplesmente não comparecem mais ao monumento para prestarem seus serviços, conseqüentemente deixando o local fechado, porém, segundo o militar, o acordo entre Marinha e Prefeitura ainda vigora, tecnicamente á secretaria de cultura continua recebendo “a verba” de direito para estes serviços, concluímos então que os funcionários designados ainda recebam seus salários mesmo não comparecendo ao local!!! Uma lástima!!!

:: Foto Waldo Dalvi :: Barcos de pesca na Praia do Ribeiro - 2009.

Acredito que a gora cabe a nós reivindicarmos e denunciarmos junto à prefeitura e a secretaria de cultura o que está acontecendo ali para que o quanto antes esse problema seja resolvido!

É isso então, um abraço para todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário