quinta-feira, 2 de abril de 2009

Colorices do dia 2 de abril :: Drudru para os íntimos!!! (Risos!!!)


:: Ilustração Waldo Dalvi :: Estudo em técnica mista, giz pastel e tinta óleo – 2009.

Olhe aí outra vez!!!

Esse deu um pouco de trabalho, pois como estou experimentando e, de certa forma, aprendendo melhor como explorar as possibilidades do pastel óleo, quando dou uma arte por concluída não deixa de ser uma gratificante surpresa e ainda uma questão relevante de sorte!!! (risos!!!).

Venho então, sempre que possível, desenvolvendo um mesmo tema em técnicas diferentes, neste caso estudo o bico de pena e o pastel óleo, para comparar a apreensão da forma; escorço; volumetria e perspectiva (quando natureza morta); cores; composição e expressão, fora o detalhe de como lidar a questão da avaliação das paletas em valores para cor e tons de cinza – isso tem sido muito interessante!!!

Bom, voltando ao caso, avaliei que para retratar em cores o meu amiguinho deveria baixar o tom da paleta, ou seja, utilizar cores em tonalidades mais escuras que a sua cor real, porém, já sabia de antemão que me faltava cartolina em uma tonalidade clara para compensar isso (só tinhas uma preta e a roxa que acabei utilizando), mesmo assim iniciei o trabalho com o que tinha – que lástima!!! (Risos!!!).

A certa altura o branco começou a “limpar” as outras cores que inclusive não estavam aderindo bem a esta cartolina que utilizei :: Um aparte – como tenho desenvolvido somente estudos utilizo materiais de menor custo e, para minha surpresa, estes tem reagido muito bem e principalmente poupado uma grana forte (risos!!!), em breve pretendo partir para os papeis especiais texturizados e coloridos na massa como o Canson, o Ingres (que é muito legal para giz pastel!) e o caríssimo Fabriano!!!

Continuando: como o branco era essencial neste trabalho estava vendo todo o esforço sendo perdido. Foi o momento que decidi utilizar a terebintina para diluir o branco e aplicá-lo com pincel. Até que essa experiência deu uma boa melhorada no trabalho, detalhe que renovou minhas esperanças (risos!!!).

Mas não tinha jeito, o branco aplicado dessa forma não era suficiente para levantar os realces que pretendia, sendo assim o aproveitei para amenizar os tons de marrons e salmão que já havia aplicado.

Decidi ir para o tudo ou nada (risos!), apliquei a pincel então a tinta branco óleo, mas antes tive o cuidado de esticá-la bem em cima de um papel para tirar um pouco de sua oleosidade e deixá-la o mais próximo da consistência do giz pastel e “tcharam”!!! (Risos!!!). O Druquinho nasceu!!! (Risos!!!).

É isso então, um grande abraço para todos e positividade sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário