domingo, 12 de abril de 2009

As mulheres de Van Gogh Seus amores e sua loucura de Derek Fell :: Verus Editora

:: Sinopse
Brigas com a família, paixões arrebatadoras, decepções amorosas, relações com prostitutas, rupturas polêmicas com pintores amigos, automutilação, suicídio – houve de tudo na fascinante vida de Vincent Van Gogh. Mas houve sobretudo amor pelos seres humanos e dedicação à arte na história desse homem carente e apaixonado que buscava na pintura e nas mulheres um meio de fugir da angústia e da rejeição.

Fascinante, envolvente e instrutivo, o livro As Mulheres de Van Gogh apresenta ao leitor a oportunidade de adquirir maior conhecimento e compreensão de uma época efervescente, em que um novo estilo de arte começou a germinar, revelendo pintores até hoje reverenciados. O impressionismo e seus grandes representantes são também a matéria deste livro, que vai encantar o leitor ao decifrar um artista incompreendido em sua época e hoje cultuado como um dos maiores mestres da pintura de que a humanidade já teve conhecimento.

As Mulheres de Van Gogh é um livro sedutor e comovente, que apresenta o retrato desse gênio excepcional, revelando o homem que, apesar de profundamente perturbado, se tornou um mito por projetar numa obra monumental seu talento inovador, ousado na escolha de cores, criando um estilo único, misturando em suas tintas uma grande dose de dor e sangue.

“Se o destino ordena que sejamos desafortunados e enfermos, não valemos mais do que fôssemos serenos e sadios?” – Vincent Van Gogh.


Puxa que livro!!!
Quase não dá para acreditar que alguém realmente viveu a vida que está relatada ali.

O livro é muito bom, podem acreditar!

E mesmo sendo uma leitura muito bacana, de modo geral, para todas as pessoas, recomendo a leitura desse livro em particular com uma atenção especial para quem trabalha ou de alguma forma lida, ou ainda, conheça alguém que trabalhe com arte - isso por essa leitura nos passar a grande força, consciência, determinação, entusiasmo e dinamismo, mesmo diante de tantas agruras acometidas na vida de Vincent (como Van Gogh preferia ser chamado) num dos momentos mais importantes da pintura mundial – aquele momento era de certa forma o momento de ruptura com o tradicionalismo (meados do séc. 19) que iria mudar o mundo da arte e seus paradigmas para sempre!

Por sorte o autor não se prende somente as “Mulheres de Van Gogh” (risos!) e tenta nos apresentar todo o seu mundo, o universo único desse artista.

Pos essa leitura tive várias visões sobre a pessoa que era o “Vincent” que até então só conhecia algumas de suas histórias por filmes, documentários para TV e passagens contadas por amigos conhecedores de sua arte, ou seja, ele era somente um cara esquisitão e lunático (risos!), porém, genial como pintor, que havia cortado a própria orelha num acesso de loucura, mas vejo agora de forma diferenciada essa personalidade sem sombra de dúvidas perturbada, mas não sem motivos!

Uma de minhas emoções mais fortes ao ler esse livro (pois tive várias) foi o fato de saber que ao menos este homem tão angustiado e sofrido via e sentia na arte, com a arte, com a pintura, sua única certeza, sua única alegria e o único sentido para viver!

É isso, boa leitura então, ok!!!

Um abraço para todos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário