sexta-feira, 27 de março de 2009




:: Ilustrações Waldo Dalvi :: 01) Natureza morta, estudo com pastel óleo de composição com cesto de frutas :: 02) Natureza morta, estudo com bico de pena, nanquim e guache branco de composição com frutas - 2009.

Fico impressionado como os materiais e procedimentos técnicos que escolhemos para o desenvolvimento de uma obra, nos obriga a todo o momento rever e literalmente "brigar" com estes, ou até contra estes, para que possamos concluir de forma satisfatória (pelo menos para aquele momento é claro - risos!!!) o trabalho inicialmente imaginado justamente pelo artísta contar com previsibilidade de seus aspectos e características de tais materiais e técnicas escolhidas (que de previsíveis não tem nada - risos!!!).

No caso do giz pastel a lógica das cores não funciona muito bem, pois as cores miscíveis entre si serão as que tiverem a mesma consistência, pastosas com pastosas e duras com duras, e não necessariamente serem cores análogas ou que se complemente cromaticamente. Com isso se pretende aplicar cores de base e posteriormente abrir contrastes clareando ou então escurecendo essa cor, isso deverá ser previsto e observado com antecedência, justamente pelo fato de que se houver conflito de “durezas” entre as cores escolhidas, uma cor retira a outra do papel "limpando" esta ao ser aplicada e isso é um “probleminha” meio chato de resolver – aborrece demais ôxi!!! (Risos!!!).

Amarelos, brancos, salmões e em particular os vermelhos assassinos (risos!!!), entre si, são os mais problemáticos com certeza!!! É bom ficar atento, mas uma das melhores maneiras de superar isso é praticando, errando e experimentando todas as possibilidades do material sempre que possível. Com esse pensamento foi mais ou menos a mesma coisa que me aconteceu no estudo que fiz com a ilustração a bico de pena e nanquim.

Depois de finalizar a ilustração com fundo branco e sombras rachuradas, decidi inverter e chapar a cor de fundo para estilizar mais o desenho em busca de uma maior valorização da composição retratada. A cena ficou bem mais interessante com um fundo negro dramático e o destaque “limpo” dado às figuras bem iluminadas, mas ainda senti que faltava algo (risos!!!) e, dessa forma, retornei ao desenvolvimento dos efeitos de meio tom com rachuras, mas dessa vês com pincel de filete e guache branco, dando assim ares de gravura a terceira e definitiva finalização do estudo proposto – Ufa! (Risos!!!).

As versões anteriores ficaram muito legais também, mas realmente a versão que apresento aqui foi a única que me satisfez (por hora - risos!!!!), por isso acho que devemos experimentar sem medos tais possibilidades e se não curtirmos o resultado é só começar um outro desenho e pronto, não é mesmo?!? (Risos!!!).

Motivos para desenhar é o que não faltam!!! É isso então, um abraço para todos!!!

Valeu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário