terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Moleskine

Hoje 23/12/08 vi uma matéria muito interessante sobre design no programa Mundo S.A. da Globo News, esse é um outro tema que me amarro muito! (Risos!!!)
:: Programa exibido em 22.12.2008 :: http://globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,7496,00.html


A matéria, inicialmente, nos mostra sobre os altos investimentos em design de uma conceituada empresa dinamarquesa de produtos de vanguarda em alta tecnologia, porém, ao longo do programa, ela nos mostra também os altos lucros conseguidos pelo trabalhos de valorização e divulgação da famosa marca da empresa italiana “Moleskine” (
http://www.moleskine.com/index_eng.php) que basicamente fabrica o que prefere chamar de “livros em branco” ou, para facilitar, são aqueles famosos bloquinhos de anotação com capa preta ou vermelha e elástico para fecha-lo, são parecidos com passaporte e sempre vistos em vários filmes e seriados.

Realmente eles são confeccionados como livros em branco com suas páginas devidamente costuradas e as capas revestidas por material plástico resistente de bordas arredondadas que viraram referencia no mundo todo.

A marca sempre foi referenciada por artistas e intelectuais tais como: Van Gogh, Matisse, Céline a Hemingway e, um dos mais famosos, Jean-Paul Charles Aymard Sartre alcançando fama e notoriedade rapidamente com estes belíssimos garotos propaganda (risos!!!).

Hoje existem diversas versões, cores, formatos e outras tantas opções dos famosos bloquinhos da marca que são caríssimos (na faixa de R$ 160,00 por aqui) e com isso dão um rendimento anual multimilionário impressionante à empresa que comercializa seus produtos em lojas próprias, de alto padrão, e também em representantes autorizadas em outros países.

A empresa vai de vento em popa com um crescimento anual invejável de 35% ao ano e, ao que tudo indica, os Moleskines vão durar ainda muito tempo, pois são uma prova viva de que alta tecnologia não necessariamente é sinônimo de glamour e desejo de consumo por parte de muita gente pelo mundo a fora!

Existe atualmente exposições de artes em Moleskines e sites sobre o assunto além de registros pessoais em sites como o You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=3VkUi2iveDQ)

É pelo visto o prazer de escrever, anotar idéias e compromissos, relatar viagens, fazer colagens desenhar e ter algo físico em mãos ainda prevalece fortemente em nosso mundo!!!

Graças e Amém! (Risos!!!).

Outra matéria legal no Blog de:
http://www.claudiadias.com/blog/?p=113

Nenhum comentário:

Postar um comentário