domingo, 27 de outubro de 2013

Desenho e pintura ao ar livre :: Praia de Coqueiral de Itaparica

:: Fotos por Waldo Dalvi - 27/10/2013
:: Artes retratando paisagens da Praia de Coqueiral de Itaparica - Vila Velha - ES - Brasil.
:: Fusains (carvão artístico) sobre papel aquarela 240g/m².
:: Formato 29,7 x 42cm.

Vocês sabem muito bem que depois de curtir um lindo dia de praia com a família, chegar em casa, botar tudo no lugar, tomar banho e almoçar, fica restando poucas opções que não sejam as de "bodar no sofá com o controle remoto amigo em seu peito" (risos!) ou então, a mais óbvia, desabar confortavelmente em nossa caminha acolhedora para aquela "sonequinha" certeira da tarde de domingo (risos!).

Mas novamente lutei e utilizei todas as forças do meu corpo (risos!) para tentar dar mais uma chance a arte - Ufá! (Risos!)... 

Podem acreditar que foi muito difícil, mas depois de preparar e tomar umas boas canecas de café bem reforçado, sai em campo... Voltei a Praia de Coqueiral (isso é coisa de maluco não é?!).

Bem, mesmo fazendo uma tarde belíssima e bem iluminada, novamente o vento, que nesta época costuma açoitar bastante a nossa querida Vila Velha (como já havia relatado anteriormente), foi um fator que inspirou cuidados extras.

Na verdade tenho me sentido mais confiante para trabalhar ao ar livre mesmo em condições adversas, inclusive com relação ao vento forte, mas isso ter acontecido hoje na verdade acabou me trazendo uma surpresa, pois, para iniciar os trabalhos, e a ventania estava forte demais nesse momento, decidi então experimentar o desenho com os fusains (carvão vegetal). Que surpresa boa!!! (Risos!).

No geral volta e meia desenho e experimento os fusains, mas nunca havia tentado isso ao ar livre e, após curtir muito ao desenvolver as artes e ver os resultados, com certeza pretendo investir mais nessa técnica.

Pretendia desenvolver também ao menos uma aquarela, mas, além do tempo ter literalmente "voado" e o vento não ter dado trégua, confesso que fiquei surpreso e empolgado com o fusain.

Minha dica vai para os materiais, utilizei fusains da marca Corfix (muito bom); papel aquarela (240 g/m²), mas o lado de trás da folha que apresenta uma textura mais fina e, por fim, um verniz fixador da Acrilex, indispensável para fixar corretamente as artes  finalizadas, pois sem isso (o fixador) nem vale a pena tentar desenhar com essa técnica - a arte se perde, tudo acaba virando um borrão preto e sujo!!!

Ainda sobre os materiais gostaria de dar somente um esclarecimento, como tenho me dedicado com uma certa frequência ao desenho e a pintura ao ar livre, tomei a providência de ter preparada por aqui uma mochila onde levo tudo que posso ter como opção para desenvolver as artes ao ar livre, além dos materiais que citei anteriormente levo também comigo lápis Contè (sanguínea), lápis de cor aquarela, giz pastel (óleo e seco), nanquim, pinceis, caderno de esboço liso e também bloco texturizado para técnicas secas, além da aquarela e bloco para aquarela.

Bem, acho que é isso, espero que curtam tanto quanto eu!

Um grande abraço para todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário