quinta-feira, 11 de abril de 2013

Canivete :: Bainha Victorinox



:: Fotos por Waldo Dalvi - 04/2013

Recentemente adquiri, e estou experimentando por aqui, uma bainha para acomodar (e portar com segurança) o meu pequeno Victorinox.

Tinha dificuldades de encontrar o modelo de bainha, da mesma marca, com dimensão menor por aqui (grande Vitória - ES.), inclusive, mesmo sem nunca ter pesquisado melhor sobre o assunto, a única loja em que costumo ver os produtos da marca Victorinox e Wenger é na "XYZ Presentes, Tabacaria e Revistas", aqui nos Shoppings Praia da Costa e Vitória respectivamente.

E por ali descobri que existem duas linhas de bainhas da marca Victorinox que são vendidas de forma "avulsa", são elas as bainhas importadas e as nacionais que também apresentam o aval da marca Suiça, porém, a loja (física) visitada, somente oferecia as bainhas nacionais para venda.

Como de costume, visitando representantes da marca através em sites de venda, os importadas oferecem uma variedade maior de cores, modelos, dimensões e acabamentos, porém com um valor de venda muito mais alto (a partir de R$100,00 - visto em sites de venda) em relação ao de fabricação nacional de mesmo porte (a partir de R$ 30,00).

Fora a questão de variedade, os nacionais, em minha opnião, não deixam nada a desejar aos importadas, ao menos com relação a seleção do material, trato e acabamento primoroso visto no produto final.

Com relação a isso, traço algumas observações sobre a bainha Victorinox:
:: Design - bem simples e tradicional, utiliza um couro espeço, de excelente qualidade (tratado), escurecido no tom de preto com custura simples que segue rente, unindo todas as partes, em um corte reto deste modelo de bainha e, com exceção o detalhe arredondado no corte do fecho, que recebe velcro para a função, essa composição tem um aspecto discreto, funcional e muito elegante.

Duas fendas externas simples feitas no couro, protegidas ainda por um forro interno em tecido preto reforçado, criam a passagem que possibilita a colocação da bainha em seu cinto pessoal.

:: Dimensão e formato - acredito que pela grande variedade de modelos de canivetes da marca, as bainhas avulsas (nacionais) tentam apresentar versatilidade para melhor acomodar o modelo de canivete que você tenha, ou seja, como em meu caso, a bainha que consegui para o meu pequeno canivete (8,5 x 2cm) poderia acomodar um canivete de comprimento e diâmetro ainda maior, estimo que variando de tamanho entre 10cm a 11,5cm, comportando ainda espessuras até 3cm, sem maiores problemas.

Utilizando diariamente desde que adquiri, a bainha, com seu tratamento externo impermeabilizante, suporta a umidade por suor sem problemas e, até o momento, não apresenta manchas, deformidades ou aquelas fissuras que, por conta disso, costumam aparecer junto as partes de maior mobilidade da peça - show de bola!

Com certeza a experiência junto a bainha Victorinox tem sido muito positiva e, provavelmente eu deva adquirir (em breve) outras para melhor acomodar todos os canivetes que tenho por aqui, pois já há algum tempo, descobri (da pior forma - risos!) que infelizmente muitas das belíssimas bainhas artezanais de couro, por não receberem tratamento adequado, acabam na verdade "danificando seu canivete" ao invés de protegê-lo .

Normalmente o couro costuma receber densas camadas de sal para acelerar o seu processo de secagem e muitos artesãos preferem adquirir pronta essa matéria prima para a confecção das bainhas - somente poucos artífices participam de todas as etapas da confecção das bainhas, incluindo aí a devida preparação do couro sem adição de sal.

Então é isso, dica dada gente!!!

Um abraço grande para todos!  

:: XYZ Presentes, Tabacaria e Revistas

Shopping Vitória, Loja 320
Av. Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá, Vitória - ES
Telefones: (27) 3335-1657, (27) 3335-1658

Shopping Praia da Costa, Piso L1, Loja 110B
Av. Dr. Olívio Lira, 353, Praia da Costa, Vila Velha - ES
Telefone: (27) 3320-6257

Nenhum comentário:

Postar um comentário