sexta-feira, 18 de maio de 2012

Colorices :: Mais desenhos de meu bloco de bolso, da Cicero.





























v














:: Ilustrações por Waldo Dalvi - 2012

:: Ilustrações, esboços, criação de personagens, desenho de observação ao ar livre feitos com caneta esferográfica; canetas esferográfica e hidrocor; caneta tinteiro e aquarela; caneta corretora branca sobre papel offset - 09 x 13 cm.

Mesmo andando sempre com um bloquinho, ou caderneta, e caneta em meu bolso, uiltimamente não tenho tido muitas oportunidades para me dedicar a essa prática de desenhar em campo que curto tando.

Por isso, tenho feito aqui em casa mesmo vários desenhos por vez assim que surge a oportunidade e vendo agora a sequência de meus últimos desenhos, alinhados nesse post, noto como é igualmente importante conciliar a prática do desenho em campo com o desenho também no ateliê ou mesmo em casa.

A criação de personagens e esboços, nesse sentido por exemplo, surgiram quando mesmo com muita vontade de desenhar e pintar me deparei com aquela tradicional falta de idéias ou motivos bacanas para retratar, e aí, obriguei-me (risos!) a iniciar os rabiscos com o que viésse a mente - e isso, pelo menos para mim, está sendo muito legal.

Ainda falando sobre mente (risos!), outro exercício que tenho curtido muito são as reproduções, de memória, de cenas e paisagens da orla de Vila Velha, isso logo quando chego em casa, após minhas singélas expedições para a prática do desenho ao ar livre por aqui.
Com as lembranças ainda vívidas noto que os desenhos feitos dessa forma tem uma presença mais espontânea e dinâmica, muito próximo do que desenhando presencialmente.

No quesito desenho em campo, tenho me arriscado mais, isso no que trata retratar cenas em condições adversas, para o artista (risos!), onde o ideal seria mesmo estar com uma câmera nas mãos . Vejo que a necessidade da discrição e principalmente da velocidade na captação da essência de cenas e de figuras em ação é muito importante.

Muito desses esboços (sketches), de tão espontâneos, acabam me servindo como referência para estudos posteriores e, para isso, tenho me utilizado canetas hidrocores, marcadores e canetas corretivas para colorir e retocar as artes que acho mais interessantes rabiscadas nesses meus diários gráficos de bolso.

Bem, mesmo achando que falta caminhar muito mais nesse sentido, tenho tido mais confiança para essa prática, tanto que esperimentei retratar a multidão e alguns detalhes que me chamaram a atenção antes da saída na Procissão dos Homens, na Festa Da Penha, do qual participei mais uma vez esse ano.

E por aí vai (risos), pois acho que mais uma vez me empolguei "viajando muito" por aqui (risos!!!).


Valeu então gente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário