quarta-feira, 25 de abril de 2012

Aula /Palestra de Olívio Guedes (25/04/2012) :: Exposição Mestres Franceses - Palácio Anchieta

:: Fotos por Waldo Dalvi - 2012.

Hoje tive o privilégio de assistir uma aula sobre a história da arte, ministrada pelo professor Olívio Guedes e promovida pelo Palácio Anchieta,direcionada a professores, educadores e pessoas interessadas sobre o assunto.

Isso por conta da exposição Mestres Franceses (Edouard Manet, Pierre-Auguste Renoir, Fernand Léger e Marc Chagall ) que será aberta ao público nesta sexta-feira dia 27 indo até o dia 10 de junho.

Palestra muito interessante apesar de não ter acontecido, como havia imaginado, um tour antecipado aos presentes - mesmo isso não tendo sido anunciado achei uma pena, mas... Isso rola (risos!!!).

Outro aspecto observado, mesmo que não tenha tirado o brilho da aula/palestra, foi o fato de esse acontecimento, pelo formato apresentado, parecer mais com um "treinamento", direcionado aos guias e funcionários do Palácio (que eram a maioria no evento), que realmente uma aula promocional, aberta ao público.

Essa impressão também foi compartilhada por outros amigos que compareceram a palestra.

Mesmo com agendamento prévio dos educadores e interessados, não rolou nada (risos!), ou seja, nenhum material gráfico de apoio como, folder, catálogo, apostila ou mesmo um  simples bloquinho com caneta para anotações... Nada... Cafézinho então nem pensar (risos!!!), mesmo com o cheirinho do "bendito cafézinho" impregnando com força os ares e a maioria das dependências do Palácio (maldade isso - risos!).

Mesmo com esse "deslize na cordialidade do anfitrião" (Secretaria de Cultura e Palácio Anchieta), digamos assim (risos!), a aula foi muito interessante e proveitosa - quisera eu ter uma aula desse nível, e ainda gratúita, em outras opoirtunidades.

O melhor dos mundos foi ter tido ainda, pela ocasião, a sorte e grande prazer de rever os amigos, os artistas plásticos Jorge Magalhães e Sônia Maia que puderam igualmente comparecer a esta aula. Claro que esticamos os papos até uma padaria próxima, ali mesmo no centro de Vitória, onde conseguimos botar um pouco dos papos em dia e até cogitar projetos artísticos em conjunto -isso é coisa muito boa!

Bem, brincadeiras a parte, essa será COM CERTEZA mais uma grande exposição e, por tanto, imperdível... Mestres Franceses privilegia gravuras e pinturas espetaculares, merecendo toda nossa atenção para que esse bom fluxo de exposições continue ao longo de todo ano, incluindo de vez o Espírito Santo na rota de eventos culturais de alto nível como esse.

É isso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário