domingo, 27 de setembro de 2009

Exposição :: VII Mostra Vitória em Arte :: (SINDIAPPES) :: de 25 de setembro a 9 de outubro.

Penithência 30 anos de escultura

:: Fotos por Waldo Dalvi - 2009.

O Vitória em Arte deste ano tem a participação de obras de 140 artistas e acontece na Praça do Papa em uma grande estrutura montada para promover também uma série de ações sociais, parecidas com as ações globais, onde existem orientações para retirada de documentos, shows e apresentações musicais e a presença de diversas ONGs neste grande evento gratúito.

O Sindicato dos artistas Plásticos Profissionais do Espírito Santo (SINDIAPPES), homenageia também os artistas plásticos Penithência, que comemora 30 anos de escultura com uma belíssima mostra que esta exposta no espaço da Cruz do Papa, ou seja, separado da mostra maior na tenda localizada na Praça do Papa; e a homenagem póstuma ao pintor Edelson Caetano.

As duas exposições são muito interessantes e com certeza valem a pena sua visita, mas realmente a exposição de Penithência impressiona pelo cuidado com que foram tratadas as diversas peças de seu maravilhoso e impressionante trabalho em bronze e madeira, sem dizer a exibição de um DVD que demonstra todo o trabalho de criação e realização das obras pelo artista.

A exposição maior, mesmo sendo bem interessante e como de costume apresentando muitos trabalhos de grande beleza plástica, criatividade e inovação, poderia acomodar um número maior de artistas, ou ainda, um número maior de obras expostas por artistas – Em minha opinião acredito que o grande espaço disponível poderia ter sido melhor aproveitado nesse sentido.

Vejo que as oportunidades para eventos ligados a arte e cultura em Vitória tem crescido, porém, ainda encontramos poucas oportunidades para a maior divulgação dos muitos artistas que a cidade e todo estado capixaba possuem. É muita gente boa e a cada dia surge mais e mais gente!

Outro detalhe que me chamou a atenção foi á boa novidade da mostra deste ano ter a Praça do Papa como ponto de divulgação de arte e cultura, isso vai bem de encontro com uma idéia que venho pregando já há algum tempo por aqui, ou seja, temos que desmistificar a arte, torná-la acessível e popularizá-la ao máximo, pois só com isso encontraremos os caminhos possíveis para arte e cultura por aqui que é totalmente diferenciado e único em relação a outros estados de nosso Brasil.


Mas isso já é "papo pra mais de horas”!!! (Risos!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário