sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

TV Cultura apresenta:

O Blues No País Do Samba

Dias 30 e 31 de Dezembro & 01 e 02 de Janeiro
22h00


André Christovam: guitarra e voz
Fabio Zaganin: contrabaixo
Mário Fabre: bateria
Adriano Grineberg: teclado


Participação especial:
Elaine Pereira - Heraldo Do Monte

Convidados:
Flavio Guimarães - Greg Wilson - Carlos Gaertner - Álvaro Assmar
Solon Fishbone – Bauxita - Theo Werneck - Celso Salin

Apresentando:
Ivan Marcio - Amleto Barboni

O Blues no país do Samba...

(por: André Christovam – Diretor Musical)

A nossa idéia é apresentar à evolução musical de um gênero tremendamente importante na cultura musical mundial, mas que só chegou ao nosso país no final da década de oitenta.

Ao contrário do rock’n’roll e suas inúmeras variáveis que sempre permearam a nossa música desde os idos da Jovem Guarda, o blues ficou obscurecido pela força da nossa própria música negra e pelo gosto mais sofisticado dos artistas que ao beberem do jazz norte americano vieram a criar e re-exportar a bossa nova para as terras de Tio Sam...

Queremos mostrar que esse movimento explodiu no cenário brasileiro simultaneamente à redescoberta do blues pelo resto do planeta, que apesar de importante, mundo a fora, artistas como Robert Cray, Los Lobos e os irmãos Jimmy e Stevie Ray Vaughn pouco ou nada contribuíram para que o nosso país tivesse uma geração valorosa que imprimiu sua própria identidade e alcançou um reconhecimento internacional muito acima da média dos nossos primos ricos roqueiros.

Iremos mostrar que a nossa música e folclore de origem Nagô e Ioruba são tão pertinentes ao blues quanto à influência dos negros Mendigos nos algodoais do sul dos Estados Unidos. Para tal estaremos apresentando a Dança Negra - de Camargo Guarnieri - na interpretação da pianista Elaine Pereira, no ano de celebração do centenário deste nosso grande compositor, mostrando que lidamos com ritmos e lendas diferentes, mas com uma única melodia. O blues do delta do Rio Mississipi poderia ser o blues do delta do Rio São Francisco.

A prova é que de todos os cantos do Brasil estaremos trazendo um expoente dessa linguagem: Solon Fishbone representa o Rio Grande do Sul e Álvaro Assmar a Bahia de São Salvador... Teremos o mineiro Bauxita, o paranaense Carlos Gaertner, o carioca Flavio Guimarães, o brasiliense Celso Salin, os paulistas Theo Werneck, Ivan Marcio e Amleto Barboni - esses dois últimos, representantes da novíssima geração de talentos a aflorar por estas terras. E por que não um autêntico “gringo” nascido em Tupelo, Mississipi: o quase carioca Greg Wilson? A alma desse “gumbo” será a cozinha rítmica - composta por Fabio Zaganin, Mario Fabre e Adriano Grineberg - que acompanharão todos os nossos convidados... Talento e dedicação acima de suspeitas...

Todos ao seu modo, trazendo a essência dos grandes “griots” africanos contadores de histórias. Nossas histórias... em Verde, Amarelo & Blues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário