quinta-feira, 27 de novembro de 2008

:: Viagens sonoras sem fronteiras :: Dicas!

:: Fotos Waldo Dalvi

:: K-Ximblues :: Paulo Moura com participação especial de Maurício Einhorn
:: John Coltrane :: Jazz Showcase

Hoje tirei para degustar essas pérolas da música começando pela audição da belíssima homenagem de Paulo Moura (inspiradíssimo por sinal) ao grande músico K-Ximbinho (20/01/1917 :: 26/06/1980) e, na seqüência, o grande Coltrane em um seleto apanhado de registros de sua grande genialidade que certamente o consagraram entre os grandes músicos de jazz mundial. Muito bom!!!

A combinação em princípio pode parecer desconexa para alguns, Paulo Moura e chorinho de um lado com o Coltrane e o jazz do outro, mas é justamente nesse momento que conseguimos entender porque sempre dizem que a “música é universal”!!!

Pois em K-Ximblues, mesmo conseguindo reconhecer o chorinho tipicamente carioca, vemos logo à genialidade e todas as influências do grande compositor que foi K-Ximbinho, sendo ele mestre em diversos estilos musicais que iam do regional ao choro passando com autoridade pelo que há de melhor do jazz norte americano.

Impressiona como suas composições são modernas, bluseiras, jazzísticas e atuais sem perder a “malandragem” e a irreverência da música de qualidade tipicamente brasileira.

Paulo Moura, como músico intérprete, literalmente passeia por essas belas melodias tocando de forma tão altiva que as músicas parecem até serem suas, tamanho a desenvoltura e timbres ao clarinete. Não podemos nos esquecer da boa surpresa com o Mauricio Einhorn que acrescenta com sua harmônica, e grande musicalidade, um colorido muito especial acrescentando um toque de requinte inusitado, o que torna esse registro ainda mais raro e exclusivo!!!

Com isso fica fácil passar para o Coltrane, inclusive em alguns momentos quase me confundi em saber qual dos dois CD´s estava ouvindo no momento (risos!!!).

Baladas, Shuffles, Coltrane mostra sua obra dando espaço e dialogando generosamente com outros músicos tão impressionantes quanto ele em jans magníficas!!! É de arrepiar!!!

É isso então amigos...

Bons sons!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário